terça-feira, 16 de setembro de 2008

Consumidor brasileiro estima que computador básico custe até R$ 2 mil

InfoMoney
16 setembro 2008

SÃO PAULO - Pesquisa elaborada pela Intel, fabricante mundial de processadores e outros componentes para computadores, mostra que a percepção do consumidor brasileiro quanto ao preço de um computador básico supõe uma média de R$1737. Como computador "básico", foi definido um equipamento capaz de desempenhar as funções mais importantes, com acesso à internet e um sistema operacional instalado.
O estudo considera, ainda, a noção de preço que consumidores de diferentes classes sociais têm com relação aos computadores. Em todas as classes, a maioria supõe que o preço de um modelo básico, apenas com as funções essenciais, fique entre R$1001 e R$2000: 53% na classe A, 57% na classe B, 60% na C e 57% na D. No total, 58% dos entrevistados na pesquisa acreditam que os computadores mais simples estão nessa faixa de preço.
Renda reflete percepção
Os entrevistados de menor renda são a maioria entre os que estimam o preço do computador básico até R$1000. Nas classes C e D, essa valor é a opinião de 22% e 23%, respectivamente, dos consumidores. Os percentuais de consumidores das classes A e B a estimar um preço abaixo de R$1000 para a máquina em questão são 16% e 18%, respectivamente.
O resultado inverte quando a estimativa passa a ser de que computadores mais simples custem entre R$2
001 e R$3000. Na classe A, 25% dos consumidores têm essa percepção do preço, enquanto que na classe B, a quantidade é de 19%. Nas classes C e D, 15% e 18% dos participantes da pesquisa, respectivamente, ficam com essa faixa de preço como suposição.
Portáteis
Avaliação semelhante foi feita com o preço de notebooks. Na média, os entrevistados acreditam que um portátil básico, com internet e sistema operacional, custe R$2646. As maiores porcentagens de percepção de preço ficaram nos intervalos entre R$2001 e R$3000 e entre R$3001 e R$4000.
A percepção de preço na faixa de R$2001 a R$3000 apresenta uma distribuição homogênea entre as classes, e compreende a maioria dos consumidores: classe A(39%), classe B(39%), classe C(38%) e classe D(31%).
Outra grande parcela de entrevistados acredita que o preço de notebooks está entre R$1001 e R$2000: 35% da classe A,30% da B, 31% da C e 29% da D. Menos de 10% em cada classe supõe que um notebook básico custe entre R$4001 e R$5000, e menos de 5% imagina um preço superior a R$5000.

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