quarta-feira, 1 de abril de 2009

Nas Nuvens


Se você é dono de uma empresa - e não importa o tamanho -, ou um executivo de uma grande empresa, e seu trabalho é proporcionar o ambiente adequado para que os funcionários desempenhem bem suas funções, sabe o quanto é dispendioso e um tanto quanto complicado agregar um novo profissional à sua equipe.

Não falo nem das questões relativas à seleção da pessoa certa - coisa cada vez mais difícil, haja vista o nível de educação e treinamento que andam dando por aí -; nem tampouco da burocracia trabalhista que infesta os ambientes corporativos no Brasil. Me refiro a algo mais prosaico, como a aquisição de computadores, licenças de software e novos aplicativos, que são imprescindíveis para que se possa oferecer as condições necessárias para que o novo profissional desempenhe suas funções satisfatoriamente.

Pois bem,seus problemas acabaram! A boa notícia é que já existe uma tecnologia disponível e muito interessante para ajudá-lo a solucionar esses problemas, e a única coisa que precisará ser feita é carregar uma aplicação. Isso mesmo, uma única aplicação! Essa aplicação permitirá que os funcionários acessem um serviço baseado na Web, que hospeda todos os programas necessários para que ele faça seu trabalho.

A coisa funciona assim: servidores remotos, de propriedade de outras empresas, farão todo o trabalho de fornecer os programas, administrar os serviços e os espaços de armazenagem de informações e atualizar o que for preciso. Esses serviços vão desde e-mails ou processadores de texto, até programas complexos de análise de dados. A essa nova tecnologia, deram o nome de 'clouding computing', e muito tem se falado que esse pode vir a ser o grande salto revolucionário de toda a indústria da tecnologia para os próximos anos. Mas, como?

As vantagens são muitas, mas posso enumerar as duas principais:

  • Os computadores locais não precisarão mais rodar aplicações, o que faz com que possam ter configurações de hardware mais simples. Isso, em tese, os tornaria mais baratos para as empresas;

  • A demanda por hardware e software tende a diminuir, pois a única necessidade real seria um software de interface com o sistema, o qual é tão simples quanto um web browser (vide o seu próprio Internet Explorer ou similar).

É bem provável que você já tenha tido contato com alguma tecnologia de 'cloud computing' e ainda não tenha se dado conta disso. Por exemplo, o Hotmail e o GMail são bons exemplos de como a coisa toda funciona: ao invés de você rodar um programa de e-mail no seu computador, você faz o log in no sistema dessas empresas e acessa suas mensagens remotamente. Em consequencia, o software, o espaço necessário para o armazenamento das informações sobre a sua conta e as suas mensagens não estão na sua máquina, mas nos servidores desses prestadores de serviço.

Por essas e outras é que eu amo todos os nerds e loucos que ficam horas e horas a fio maquinando como tornar nossas vidas mais fáceis.



segunda-feira, 30 de março de 2009

Tryvertising - uma experiência e tanto para os consumidores e um grande retorno para as empresas



Se você é um daqueles gerentes de produtos cansados de utilizar as mesmas técnicas de pesquisa de mercado e testing de novos produtos, ou daqueles consumidores que adoram experimentar produtos em lojas ou ganhar amostras grátis, este artigo é para você.

Já imaginou poder testar, antes de qualquer ser humano do planeta, aquela banheira de hidromassagem enooormee cheia de aparatos tecnológicos de última geração, ou aquele iogurte cheio de propriedades rejuvenecedoras que a fará a mais linda e jovem das criaturas com apenas algumas semanas de uso? E, ainda por cima, se você desejar,tudo isso no mesmo lugar? Tipo assim, enquanto você toma seu banho tecnológico, experimenta o iogurte rejuvenecedor. Ou vice versa, você que manda. Os seus desejos acabaram de ser atendidos pela Alliant International University com o Sample-U, em San Diego, na Califórnia.

A idéia de um centro de experiências e 'experimentação' dedicado aos consumidores foi concebida a partir da constatação de que os resultados obtidos por meio de técnicas de focus group e/ou de ações de amostragem de produtos em pontos de venda já não geravam as respostas necessárias às empresas em relação à aceitação de novos produtos ou melhorias naqueles já existentes - do ponto de vista dos consumidores, claro, que é quem realmente importa, em marketing.

O Sample-U é um centro de experiências e experimentações, disponível aos Gerentes de Produtos que desejem utilizá-lo como parte de suas estratégias de pesquisa para desenvolvimento e testes de novos produtos e/ou melhorias e avanços em produtos existentes. Os consumidores são selecionados e/ou convidados a irem ao centro experimentar coisas novas, responder a algumas perguntas, dar suas opiniões, primeiras impressões e sugestões de melhoria às empresas, além de poderem, em alguns casos, levar os produtos para casa para continuar com os testes e discutir e compartilhar a experiência com amigos e família.

O conceito por trás desta nova modalidade interativa na concepção de novos produtos, que mistura pesquisa em tempo real com promoção é relativamente novo; e parece ter chegado para ficar. Os gerentes de produtos, há muito, perceberam que precisavam ganhar tempo e serem mais ágeis entre P&D, as pesquisas de marketing para lançamento dos produtos e a comercialização propriamente dita.

Essa nova modalidade interativa de marketing permite que elementos do marketing mix sejam modificados ou adequados às necesidades e desejos do consumidor, em tempo real, enquanto o produto ainda está em processo de desenvolvimento. Além disso, a empresa já inicia a divulgação entre os grupos de consumidores que participam interativamente do processo, gerando grupos de discussão em seu site, em redes sociais e onde mais a imaginação permitir.

Um detalhe muito importante é que o centro de experimentações, por fazer parte de uma universidade, utiliza-se da expertise de professores e alunos pesquisadores que conduzem os estudos, os analisam e devolvem às empresas. Isso traz benefícios indiscutíveis às universidades, aos pesquisadores e ainda mais benefícios às empresas que têm os custos de pesquisa e desenvolvimento sensivelmente reduzidos.

Outra qualidade inovadora do tryvertising - como vem sendo chamada essa nova modalidade de marketing interativo - é fazer com que o consumidor-testador inicie o processo de fidelização às marcas e aos produtos antes mesmo deles existirem efetivamente para o restante do mercado. Os tryvertisers têm o potencial de transformarem-se em um exército de multiplicadores muito eficientes da imagem de uma empresa ou produto. Afinal, quem não vira fã de algo que ajudou a conceber?