quarta-feira, 1 de abril de 2009

Nas Nuvens


Se você é dono de uma empresa - e não importa o tamanho -, ou um executivo de uma grande empresa, e seu trabalho é proporcionar o ambiente adequado para que os funcionários desempenhem bem suas funções, sabe o quanto é dispendioso e um tanto quanto complicado agregar um novo profissional à sua equipe.

Não falo nem das questões relativas à seleção da pessoa certa - coisa cada vez mais difícil, haja vista o nível de educação e treinamento que andam dando por aí -; nem tampouco da burocracia trabalhista que infesta os ambientes corporativos no Brasil. Me refiro a algo mais prosaico, como a aquisição de computadores, licenças de software e novos aplicativos, que são imprescindíveis para que se possa oferecer as condições necessárias para que o novo profissional desempenhe suas funções satisfatoriamente.

Pois bem,seus problemas acabaram! A boa notícia é que já existe uma tecnologia disponível e muito interessante para ajudá-lo a solucionar esses problemas, e a única coisa que precisará ser feita é carregar uma aplicação. Isso mesmo, uma única aplicação! Essa aplicação permitirá que os funcionários acessem um serviço baseado na Web, que hospeda todos os programas necessários para que ele faça seu trabalho.

A coisa funciona assim: servidores remotos, de propriedade de outras empresas, farão todo o trabalho de fornecer os programas, administrar os serviços e os espaços de armazenagem de informações e atualizar o que for preciso. Esses serviços vão desde e-mails ou processadores de texto, até programas complexos de análise de dados. A essa nova tecnologia, deram o nome de 'clouding computing', e muito tem se falado que esse pode vir a ser o grande salto revolucionário de toda a indústria da tecnologia para os próximos anos. Mas, como?

As vantagens são muitas, mas posso enumerar as duas principais:

  • Os computadores locais não precisarão mais rodar aplicações, o que faz com que possam ter configurações de hardware mais simples. Isso, em tese, os tornaria mais baratos para as empresas;

  • A demanda por hardware e software tende a diminuir, pois a única necessidade real seria um software de interface com o sistema, o qual é tão simples quanto um web browser (vide o seu próprio Internet Explorer ou similar).

É bem provável que você já tenha tido contato com alguma tecnologia de 'cloud computing' e ainda não tenha se dado conta disso. Por exemplo, o Hotmail e o GMail são bons exemplos de como a coisa toda funciona: ao invés de você rodar um programa de e-mail no seu computador, você faz o log in no sistema dessas empresas e acessa suas mensagens remotamente. Em consequencia, o software, o espaço necessário para o armazenamento das informações sobre a sua conta e as suas mensagens não estão na sua máquina, mas nos servidores desses prestadores de serviço.

Por essas e outras é que eu amo todos os nerds e loucos que ficam horas e horas a fio maquinando como tornar nossas vidas mais fáceis.



Um comentário:

Unknown disse...

Desculpe-me!! Mas estive por aqui lendo e aprendendo no seu blog! Abraço Ademar!!!